Fiore Dei Liberi
Quem foi Fiore ?
Fiore Furlano de Liberi de Cividale d'Austria (1340s - 1420s) foi um cavaleiro, diplomata e mestre de esgrima do final do século XIV. Ele nasceu em Cividale del Friuli, uma cidade no estado patriarcal de Aquileia (na região de Friuli da Itália moderna).
Fiore escreveu no prefácio do seu tratado, que ele tinha uma inclinação natural para as artes marciais e começou a treinar desde tenra idade, estudando com mestres de terras italianas e germânicas. Ele teve ampla oportunidade de interagir com ambos, nascendo no Sacro Império Romano e depois viajando nos estados do norte da Itália. Infelizmente, nem todos esses encontros foram amigáveis: Fiore escreveu sobre conhecer muitos mestres “falsos” ou indignos em suas viagens, a maioria dos quais não possuía nem a habilidade limitada que ele esperaria de um bom aluno. Ele menciona ainda que em cinco ocasiões distintas ele foi forçado a lutar duelos por sua honra contra alguns desses mestres que ele descreveu como invejosos porque se recusou a ensinar-lhes sua arte; os duelos foram todos travados com espadas afiadas, sem armadura, exceto por gambesons e luvas de camurça, e ele venceu cada um sem ferimentos.
Escrevendo muito pouco sobre sua própria carreira como comandante e mestre de armas, Fiore expôs suas credenciais para seus leitores de outras maneiras. Ele afirmou que o principal entre os mestres que o treinaram era um Johane dicto Suueno, que ele observa ser um discípulo de Nicholai de Toblem; infelizmente, os dois nomes são dados em latim, então há pouco que possamos concluir sobre eles além disso, mas provavelmente estavam entre os italianos e alemães a quem ele alude. Ele também ofereceu, no prefácio do seu Tratado, uma extensa lista dos famosos alunos que ele treinou.
Conheça mais de Fiore neste LINK.
Fior di Battaglia
Como as pessoas de hoje, as pessoas dos períodos medieval e renascentista liam livros de instruções. Este manuscrito do mestre de esgrima do final dos anos 1300, Fiore Furlan dei Liberi da Premariacco, instrui o leitor nos meandros do combate.
Ilustrações animadas de cavalos carregados e cavaleiros blindados acompanham o texto. Por meio de palavras e figuras, o manuscrito ensina uma variedade de técnicas de combate, incluindo combate único a pé com espada, punhal e machado, e também combate montado em todas as suas variações.
Nicolò III d'Este, governante de Ferrara, encomendou pelo menos três cópias deste texto. O interesse de Nicolò por esse manual era bastante natural, uma vez que a luta desempenhava um papel importante na educação do jovem nobre e ele próprio estava criando três filhos.
Veja todo o tratado neste LINK, da Coleção Getty.