A arte de encadernar de forma clássica e artesanal.

29 de setembro de 2020 por André Traichel

História

Encadernar de forma clássica e artesanal é um verdadeiro deleite para quem curte história e ao mesmo tempo, o cheiro e a textura do papel.

Hoje nós temos uma indústria de cadernos e livros bem avançada, produzindo centenas de milhares de unidades todos os dias no mundo. No entanto, existe um público que não quer estes produtos em massa. Para eles, um caderno costurado a mão, com uma capa em couro ou tecido trabalhados artesanalmente tem o seu valor.

Com isto e a popularização de cursos e vídeos na internet, cada vez mais os exemplares artesanais têm voltado à moda. Da mesma forma, os apreciadores dos períodos medievais e renascentistas tem encontrado na arte de encadernar de forma clássica mais um recurso.

Como são feitos.

Existem diversos estilos: pode-se fazer cadernos com nervuras na lombada ou costura aparente; costura copta, belga ou até mesmo japonesa! Usar relevo, couro, tecido ou outro material para as capas.

O miolo pode ser em papel branco, pólen, pontilhado ou pautado. Pode também ter um aspecto envelhecido – fica ótimo em grimórios – e em cadernos menores em grande quantidade, ou poucos mas com muitas páginas.

Para encontrar cadernos e livros feitos de forma manual, você pode encontrar diversas lojas virtuais que possuem produtos prontos, como a Pó de Flor Cadernos Especiais. Inclusive foi a encadernadora responsável do site que fez o nosso “Il Fior di Battaglia” que usamos aqui na Prudentia!

Encadernar de forma clássica livros históricos.

Este exemplar foi impresso e então encadernado com a capa toda de couro verdadeiro, costura exposta e cantoneiras em metal. Realmente chama a atenção para que o manuseia!

Então se você quer acrescentar um pouco mais de personalidade aos seus manuscritos e livros, além de ter cadernos especiais, procure encadernadores artesanais. Seus trabalhos ficarão muito mais charmosos.